Fundado em 2007, El Enemigo é o projeto pessoal de Alejandro Vigil, enólogo chefe de Catena Zapata, e de Adrianna Catena, filha mais nova de Nicolás Catena.
Tendo à sua disposição uma ampla gama dos melhores vinhedos da região de Mendoza — pertencentes à família Catena — Alejandro Vigil selecionou parcelas específicas das uvas que pudessem dar origem a vinhos argentinos com uma personalidade distinta dos talhados por ele em Catena Zapata. São vinhos tintos com bastante nervo, taninos abundantes e um caráter deliciosamente selvagem.
Kracher é um produtor de enorme prestígio, cujos vinhos vencem frequentemente grandes Sauternes em degustações às cegas. Ele foi eleito “o melhor produtor de vinhos de sobremesa” no último International Wine Challenge.
Seus fantásticos vinhos costumam receber pontuações estratosféricas de Robert Parker e da Wine Spectator. Parker o recomenda como um dos “melhores domaines do mundo” em seu mais recente livro. Vale a pena experimentar alguns dos lançamentos mais acessíveis de Alois Kracher, como as Cuvées Auslese, Eiswein e Beerenauslese, todos com ótima relação entre qualidade e preço.
A propriedade está localizada na área Seewinkel, situada na região autríaca de Burgenland. As aldeias de Illmitz, Podersdorf e Apetoln estão situadas dentro desta zona vinícola, preservando todas as características naturais da área.
O clima da região é continental, com invernos rigorosos e verões secos e quentes. Tais extremos são ligeiramente atenuados pela presença do lago Neusiedl, criando um microclima ideal para a viticultura. A mudança diária do clima é um “pré-requisito” para que o fungo Botrytis cinerea ataque as uvas, o que torna a produção dos vinhos Trockenbeerenauslese e Beerenauslese possível.
Os vinhedos de Alois Kracher estão cultivados no trecho entre Illmitz e na margem do lado Neusiedl. Alois escolheu uma área de montanhas, onde as ondulações com alturas entre um metro e meio tem influência considerável sobre o desenvolvimento das uvas e, acima de tudo, a qualidade da podridão nobre. As castas tradicionais utilizadas pelo produtor incluem as uvas Welschriesling, Chardonnay, Traminer, Weissburgunder e Sämling 88 (Scheurebe).
Um dos principais vinhos da casa é o Blend 2 elaborado com as uvas Zweigelt (35%), Merlot (30%) e o restante com a Cabernet Sauvignon. Trata-se de um complexo e elegante vinho tinto, repletos de notas de frutas negras mescladas com especiarias, enquanto na boca é complexo e elegante, com macios e redondos taninos.